sbinvestimentos

Coluna Aprendizagem e Práticas Educativas Aplicadas a Educação: A importância da prática da empatia na escola

O ensino da empatia é uma habilidade que deve ser desenvolvida e treinada, e iniciar já dentro de casa e ser complementada e reafirmada na escola.

Por Elisandra Lawall em 16/12/2021 às 06:36:55

Empatia é a capacidade de perceber, sentir, conectar-se com o outro. É entender o que a outra pessoa está sentindo.

É importante ressaltar que ensinar empatia para as crianças em casa ou nas escolas, não é torna-las "fofas", mas fazê-las entender a visão e os valores do próximo e colocar-se no lugar do outro.

A habilidade empática pode ser positiva para o futuro das crianças ao promover a satisfação nos relacionamentos, aumentar a habilidade de superar adversidades, de lidar com diferenças e conflitos e trazer benefícios na saúde, nos estudos e na carreira profissional.

Uma sala de aula pode ser a oportunidade para o início de muitas revoluções pessoais. Sem o ensino da empatia na infância, a relação do aluno com colegas, professores e a sociedade de forma geral, podem ficar superficiais, sem espaço para cooperação, compreensão e solidariedade.

O ensino da empatia é uma habilidade que deve ser desenvolvida e treinada, e iniciar já dentro de casa e ser complementada e reafirmada na escola.

Devemos utilizar ferramentas para desenvolver a empatia:

- Contação de histórias com personagens.

- Brincadeiras em grupo.

- Danças, jogos e esportes.

Na escola também, é importante que os professores e a equipe pedagógica desenvolvam a empatia para entenderem melhor os alunos, reconhecerem suas angústias e oferecerem o apoio adequado.

Sendo assim a regra é simples menos competição e mais colaboração com predomínio do senso de coletividade e partilha. Afinal, quando o fardo está pesado, contar com ajuda para carregá-lo certamente torna a missão menos difícil.

"A empatia é uma habilidade humana como qualquer outra. Quanto mais você praticar, melhor ficará."

Fonte: Elisandra Lawall

Comunicar erro
confiarcont

Comentários

anuncie1novo