negociodaqui
natalportela

IPVA 2022: governo do RS estuda descontos e prazos maiores

IPVA 2022: governo do RS estuda descontos e prazos maiores.

Por Portal Celeiro em 23/11/2021 às 22:18:07
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O governo do Estado estuda condições de pagamentos melhores do que em anos anteriores no IPVA 2022 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para compensar a alta no imposto provocada pela disparada nos preços dos carros. São analisados descontos e prazos maiores, disse o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Cardoso, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Tradicionalmente, há os descontos do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Confira as perguntas da coluna sobre o assunto:

Vocês já têm previsão de quando divulgarão as condições e prazos de pagamento pro IPVA 2022?

Será no início de dezembro, quando, usualmente, divulgamos. Quero até ressaltar a transparência e a clareza com que a imprensa tem tratado esse assunto, porque não se trata de nenhum movimento feito pelo governo estadual. (A alta nos valores) É uma condição até mundial. Acompanhamos todos os problemas de suprimentos para fabricação de carros novos e fábricas fechadas, que gerou um aumento em todo o mundo, com reflexo nos veículos usados. Então, não houve movimento do governo estadual de fazer aumento do imposto, e, sim, o reflexo do aumento dos preços.

Haverá alguma condição especial considerando a elevação forte da Tabela Fipe, sobre as quais são aplicadas as alíquotas de IPVA dos Estados?

Como, neste ano, nós temos o preço base dos impostos estamos avaliando aqui situações internas em termos das condições de pagamento mais favorecidas do que nos anos anteriores. Ainda não temos um estudo final, porque o rebate da tabela no cálculo do imposto ainda não está pronto. Mas estamos avaliando. (A divulgação) Será no início de dezembro e, eventualmente, com condições mais favoráveis do que nos anos anteriores.

Há a possibilidade de um desconto maior?

É uma das dimensões que estamos avaliando. Datas e percentuais.

O IPVA é cobrado todos os anos dos proprietários de veículos, dos automóveis de passeio aos caminhões, passando pelas motos. Mesmo sem os Estados mexerem nas alíquotas, o valor do tributo virá maior em 2022 no país todo. Aqui no Rio Grande do Sul, como a coluna noticiou, o aumento médio será de 22,33%. Isso porque ele é calculado em cima dos preços médios praticados no mercado e registrados pela tabela Fipe, que dispararam no último ano com o mercado aquecido pela alta de preços e até falta de veículos novos.

Fonte: Giane Guerra/Gaúcha ZH

Comunicar erro
confiarcont
sbinvestimentos

Comentários

anuncie1novo