negociodaqui
natalportela

Coluna A Começar por Mim: Palavras

Pense, sobretudo, em quem não aprendeu o direito de se expressar.

Por Ieda Maria | Escritora em 22/10/2021 às 15:43:35

Por um momento, pense nas palavras que tem ouvido. Sejam elas: as afirmações, as promessas ou as críticas. Pense nos sons que saem dos lábios de quem não cultiva o domínio próprio. De quem ofende, difama, não suporta o silêncio e, portanto, tumultua. Pense, sobretudo, em quem não aprendeu o direito de se expressar...

Certamente algumas imagens virão à sua mente, não é mesmo? Para mim, se destacam duas imagens: a primeira é a de uma pessoa que, se alimentando, separa a comida mais saborosa para degustar por último. A segunda imagem que me vem a mente, quando penso em palavras, é a de uma pessoa que não cultiva o hábito da leitura, procurando um livro numa velha estante empoeirada.

Assim, se de um lado, percebo pessoas machucadas e ariscas, que se não forem atropeladas, têm muito mais para acrescentar, do que outras, as buscadoras de pérolas, que aplicam a palavra fora do contexto, pretendendo, tão somente lucrar com a produção alheia.

Palavras geram vida e direcionamento. Assim, uma mesma palavra pode desnortear desavisados e causar confusão e destruição.

Exercite sua mente para observar as palavras silenciadas, as ditas e as escritas. Selecione-as. Pois você se torna responsável pelo que ouve e lê. Visto que, seus pensamentos, falas e posicionamentos estarão, sempre, ancorados ali. No pântano ou em terra fértil.

Assim que... o poder de trabalhar suas angústias e desembaraçar sua vida, também se encontra na fonte que o(a) alimenta e na habilidade de saber contextualizar os acontecimentos.

Enfim, para saber quais palavras geram vida, é só observar o "compromisso" com a vida de quem as pronuncia.

Ieda Maria.


Fonte: Ieda Maria | Escritora

Comunicar erro
confiarcont
sbinvestimentos

Comentários

anuncie1novo