sbinvestimentos

Coluna Aprendizagem e Práticas Educativas Aplicadas a Educação: Sobre Alfabetização

Alfabetizar é fazer uso da leitura e da escrita nas práticas sociais de seu dia a dia.

Por Elisandra Lawall em 23/09/2021 às 07:25:26

A alfabetização se inicia nos anos inicias através do ensino fundamental, a partir do primeiro ano e o letramento está presente desde o início da educação infantil.

Alfabetizar é fazer uso da leitura e da escrita nas práticas sociais de seu dia a dia.

Para um ambiente alfabetizador se faz necessário mais que diferentes tipos de textos expostos em sala, precisa-se de diferentes tipos de texto, esses textos podem ser em livros, jornais, histórias, materiais diversos que ajudam a criança a se desenvolver. Faz-se necessário um ambiente lúdico e materiais que estimulem as crianças a ler e escrever. As atividades precisam ser significativas para uma alfabetização de qualidade, leitura e escrita precisam acontecer de forma prazerosa de acordo com o ambiente social em que a criança vive.

O professor de alfabetização precisa se capacitar sempre, estudando, procurando novas maneiras de ensinar.

É importante também, que o professor faça uma sondagem, um diagnóstico do que as crianças já sabem, antes de iniciar o processo de alfabetização, levando em conta a cultura e o ambiente em que a criança vive, e o tempo de aprendizagem de cada uma, propondo metodologias de ensino para melhor compreensão e aprendizado dessas crianças.

Neste contexto de alfabetização reforço a parceria entre a escola e família para que a criança aprenda de forma mais fácil e compreensiva.

Atualmente 77,8% dos alunos do terceiro ano estão em nível adequado de leitura, 65,5% estão em nível adequado de escrita e apenas 42,9% tiveram aprendizagem adequada em matemática, sendo que um quarto dos alunos está no nível mais básico nos números, ou seja, com baixo numeramento. (Os resultados são da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)).

A alfabetização de crianças não é exclusividade da escola: por mais que seja na sala de aula que os pequenos aprendem, as melhores práticas e técnicas para desenvolverem sua capacidade de leitura e escrita, o domínio do sistema linguístico é construído em casa também.

Por isso, os pais podem incentivar os pequenos nesse momento e contribuir com o processo, não só de alfabetização, como de letramento.

Algumas dicas:

· Ler para os pequenos desde cedo;

· Queridos pais um lembrete: usem a tecnologia ao seu favor, no celular baixem aplicativos educativos, como quebra-cabeças, jogos de formar palavras, separação de sílabas, ditados. Afinal a idade mínima para usar o aplicativo TIK TOK, é de 12 anos.

Fonte: Elisandra Lawall

Comunicar erro
confiarcont

Comentários

anuncie1novo