66anosportela

Anvisa alerta para risco de miocardite após vacina da Pfizer

A Anvisa divulgou um comunicado semelhante nesta sexta-feira.

Por Portal Celeiro em 10/07/2021 às 07:38:57
Foto: Gustavo Fring | Pexels

Foto: Gustavo Fring | Pexels

Duas semanas após a FDA (Ag√™ncia de Alimentos e Medicamentos dos EUA) emitir um alerta para casos raros de miocardite e pericardite associados às vacinas de RNA mensageiro da Pfizer e Moderna contra Covid-19, a Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) divulgou um comunicado semelhante nesta sexta-feira.

Apenas o imunizante da Pfizer est√° em uso no Brasil. Mesmo assim, o órg√£o regulador brasileiro reproduz o entendimento da FDA ao dizer que "h√° riscos aumentados para a ocorr√™ncia de miocardite e pericardite, particularmente após a aplica√ß√£o da segunda dose das vacinas".

"Os sintomas — dor no peito, falta de ar, palpita√ß√Ķes ou altera√ß√Ķes de batimentos cardíacos — surgem alguns dias após a vacina√ß√£o", explica a nota de ontem.

Ainda segundo a Anvisa, n√£o h√° até o momento relatos desse tipo de efeito adverso em indivíduos vacinados com a Pfizer no Brasil. "A situa√ß√£o indica necessidade de uma maior sensibiliza√ß√£o por parte dos servi√ßos e profissionais de saúde para o adequado diagnóstico, tratamento e notifica√ß√£o de casos. A identifica√ß√£o precoce de sintomas e a ado√ß√£o de tratamento oportuno s√£o aspectos fundamentais para uma melhor evolu√ß√£o clínica de pacientes com quadro de miocardite e pericardite", acrescenta.

Nos EUA, identificou-se que os casos de miocardite após a segunda dose de vacinas de RNA foram mais comuns em jovens de 12 a 24 anos. A recomenda√ß√£o é que qualquer pessoa que apresente os sintomas descritos acima após a segunda dose da Pfizer procure atendimento médico imediato.

Fonte: R7

Comunicar erro
sbinvestimentos

Coment√°rios

saojorge
confiarcont
anuncie1novo
guiafw