66anosportela

Mamadeira é uma grande fonte de ingestão de microplásticos

Por Portal Celeiro em 20/10/2020 às 16:28:45
Foto: Unsplash | Reprodução

Foto: Unsplash | Reprodução

Um beb√™ ingere todos os dias entre meio e mais de um milh√£o de micropartículas de pl√°stico de sua mamadeira, segundo um estudo publicado que sugere algumas recomenda√ß√Ķes para reduzir essa ingest√£o, cujo impacto na saúde ainda é desconhecido.

Os autores do estudo apresentado na revista Nature Food submeteram modelos de mamadeiras de polipropileno ao processo de prepara√ß√£o recomendado pela Organiza√ß√£o Mundial da Saúde: esteriliza√ß√£o e prepara√ß√£o do leite materno com √°gua aquecida a 70¬ļC, para eliminar as bactérias perigosas.

O resultado demonstra que algumas mamadeiras liberam até 16 milh√Ķes de micropl√°sticos por litro e que a temperatura desempenha um papel importante. Se a √°gua para preparar o leite é aquecida a 95¬ļC, a presen√ßa de pl√°sticos pode aumentar para 55 milh√Ķes por litro; e diminui para pouco mais de meio milh√£o com a √°gua a 25 graus.

Um beb√™ de 12 meses ingere, portanto, em média todos os dias 1,5 milh√£o de micropl√°sticos, segundo os c√°lculos dos pesquisadores. A exposi√ß√£o cotidiana é mais forte nos países desenvolvidos onde a amamenta√ß√£o tem menos peso: 2,3 milh√Ķes de micropl√°sticos na América do Norte e 2,6 milh√Ķes na Europa.

"A última coisa que queremos é alarmar em excesso os pais, principalmente porque n√£o temos informa√ß√£o suficiente sobre as consequ√™ncias potenciais dos micropl√°sticos na saúde dos beb√™s", comentou um dos autores da pesquisa, John Boland. "É muito prov√°vel que (as partículas) simplesmente atravessem muito r√°pido o nosso corpo"; afirmou o professor do Real Instituto de Tecnologia de Melbourne, Oliver Jones, citado pelo organismo Science Media Centre.

Apesar de tudo, os autores deixam recomenda√ß√Ķes para limitar a exposi√ß√£o dos beb√™s: lavar a mamadeira tr√™s vezes com √°gua esterilizada fria, preparar o leite em pó em um recipiente n√£o-pl√°stico antes de despejar o líquido resfriado na mamadeira, n√£o agitar a mamadeira em excesso e n√£o coloc√°-la no microondas.

E para aquecer a √°gua, n√£o usar uma chaleira elétrica de pl√°stico que libera "uma quantidade semelhante de micropl√°sticos". "Estudar o destino e o transporte dos micropl√°sticos através do organismo é nossa próxima etapa", afirmaram os pesquisadores.

Fonte: AFP

Comunicar erro
sbinvestimentos

Coment√°rios

saojorge
confiarcont
anuncie1novo
guiafw